O Instituto Allan Menengoti é um Think Tank, uma empresa social, um empreendedorismo cívico. É um movimento apartidário, independente e inédito no Brasil pela forma de apresentação, em defesa da democracia e da liberdade de imprensa. Garantir o exercício do direito fundamental à pluralidade de opinião e de expressão, assegurado na nossa Constituição e na Declaração Universal dos Direitos Humanos, requer permanente vigilância da sociedade. O I.AM surgiu com o propósito de enfrentar o desafio de aproximar o cidadão do processo democrático.

A designação I.AM não é mera coincidência das iniciais do nome do fundador, mas sim fruto do entendimento de que cada indivíduo é importante para o fortalecimento das instituições democráticas, considerando que todos, como cidadãos, devemos fazer parte do debate para o aprimoramento desse regime de governo.

Mas por que um nome em inglês? Nós entendemos que é necessário voltar os olhos para o contexto global, bem como compartilhar com o mundo as experiências do que se tem conquistado e aprendido com nossa democracia. 

O acesso à informação é uma poderosa ferramenta capaz de catalisar mudanças e transformações sociais. É o que permite desenvolver a capacidade dos indivíduos para a tomada de decisões que garantam a vivência de direitos e a existência de outras liberdades.

Além de garantir a dignidade da pessoa humana, o livre acesso a informações transparentes e confiáveis permite a construção de instituições justas e imparciais, e também a confrontação do poder arbitrário. 

O I.AM é um centro de reflexão sobre a qualidade das instituições democráticas, que reúne pesquisadores no tema e compartilha conhecimento em rede. Realizamos projetos e apoiamos iniciativas que contribuam para o aprimoramento da democracia brasileira.

O QUE SOMOS

Um Instituto de pesquisa e formação para a democracia.

O QUE FAZEMOS

Produção de conteúdo apartidário e independente . Palestras, eventos, pesquisa acadêmica e cursos.

ONDE QUEREMOS CHEGAR

Ser reconhecido pela excelência na produção de conteúdo para a democracia e ser o principal veículo voltado ao tema no Brasil. Auxiliar na conquista dos 17 objetivos estabelecidos pela ONU para transformar o mundo.

NOSSOS OBJETIVOS

  • Desenvolver a cultura da democracia no Brasil 
  • Estimular a cidadania 
  • Promover a inclusão Social
  • Promover o Estado de Direito em nível nacional
  • Fortalecer as instituições democráticas 
  • Estimular a cultura da paz
  • Promover a Educação para a Democracia
  • Promover os Direitos e Liberdades Constitucionais 
  • Promover a liberdade de expressão
  • Promover o direito de fazer parte da vida política, diretamente ou por intermédio de representantes  livremente eleitos

Todos os objetivos estão alinhados com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.